Desde a adolescência, muita gente sofre com o aparecimentos das estrias. O corpo começa a crescer e a pele estica, e isso causa aquela cicatriz em forma de linha. Na fase adulta, é mais comum, por exemplo, acontecer quando a pessoa ganha muito peso em curto espaço de tempo. A estria é formada quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele. Elas surgem em decorrência da redução da espessura da derme e da epiderme.
Elas podem coçar e arder, mas em geral não apresentam sintomas. Também podem ser brancas (estrias novas) ou roxeadas e rosa (estrias antigas).
Quais as principais causas das estrias?
Além dos fatores que mencionamos, estes aqui também são cuidado que devemos tomar para não sofrer com sua presença:
- Gravidez;
- Aumento de peso;
- Colocação de prótese mamária;
- Uso de anabolizantes;
- Fatores hormonais, como o uso de estrógeno e hormônios adrenocorticais;
- Tratamentos prolongados com corticóides;
- Fatores genéticos.
Como evitar?
A boa notícia é que há algumas maneiras de evitar esse mal. Um deles é manter o corpo bem hidratado sempre, bebendo, no mínimo, dois litros de água por dia. Os cremes para estrias e as loções hidratantes também podem ser excelentes aliados.
Além disso, praticar exercícios físicos com regularidade e alimentar-se bem são outras formas importantes de reduzir os riscos de estrias.
Tratamentos
Uma coisa é certa: quanto mais cedo você fizer um tratamento, maior as chances de eliminar as estrias. Isso porque o resultado depende da idade da sua pele, do tempo que a estria está ali, da genética, local, espessura… Então não demore a procurar uma solução.
Hoje em dia existem vários tipos de tratamentos e tecnologias que trabalham para dar fim a esses problemas que tanto incomodam homens e mulheres. Desde cremes a microagulhamentos e lasers, um dermatologista de sua confiança pode recomendar a melhor opção pra você.
Tecnologias
A plataforma Endymed possui duas ponteiras que permitem tratar estrias.
A ponteira Intensif traz o microagulhamento associado com radiofrequência, permitindo tratar profundamente as estrias com o mínimo de danos às camadas superficiais da pele. Isso permite resultados mais expressivos do que o laser, com menor período de recuperação e risco de hiperpigmentação. Ela também aumenta a permeabilidade da pele a medicações e ativos para potencialização dos resultados.
A ponteira FSR utiliza a radiofrequência fracionada ablativa para estimular a formação de colágeno e melhorar o aspecto das estrias.
Fonte: Medsystems