5 dicas para orientar seus pacientes pós-tratamentos estéticos

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O mercado da beleza é um dos mais inovadores. A cada estação, novas tecnologias, equipamentos de estética e técnicas surgem para oferecer ao paciente os melhores e mais eficazes procedimentos. Porém, todos eles exigem alguns cuidados essenciais no pós-tratamento para entregar um resultado ainda melhor.

Orientar seus clientes em relação à importância desses cuidados, informá-los sobre o retorno e outros protocolos, é essencial para manter o relacionamento e tornar a experiência do seu paciente ainda melhor, já que seguindo as dicas ele vai alcançar os resultados desejados, vai se sentir cativado e, com certeza, retornará para realizar outros procedimentos na sua clínica. A seguir, algumas dicas para você se destacar e fazer a diferença no atendimento:

Proximidade com os clientes

Oferecer os procedimentos estéticos mais procurados e os melhores tratamentos são só a ponta do iceberg para se ter sucesso na  área da beleza. Entregar além do esperado, diz respeito, principalmente, à relação com o paciente. Um atendimento diferenciado é aquele em que o profissional volta toda a sua atenção para o cliente durante e após o atendimento na clínica. Ou seja, o cliente precisa sair da clínica se sentindo especial e com aquela sensação de encantamento.

Para isso, faça o acompanhamento do pós-procedimento dos seus clientes pelo WhatsApp. Envie mensagens específicas para cada pessoa de forma personalizada, com dicas de cuidados necessários para o resultado do tratamento ser ainda mais eficaz e aproveite a comunicação para sugerir datas de retorno. 

E-mail Marketing

Com o e-mail marketing presente em sua estratégia de relacionamento, você conseguirá promover ainda mais a sua aproximação com o paciente. Ele pode ser implementado para enviar diversos conteúdos sobre os equipamentos de estética e protocolos utilizados na clínica, e o seu pós-tratamento. 

Além disso, ele também pode servir para apresentar o blog da clínica aos pacientes e direcioná-los às matérias cujos os temas estejam ligados aos cuidados e dicas no pós-procedimento estético. Mas lembre-se: não adianta só enviar, responder os e-mails dos seus pacientes também é fundamental, pois mostra atenção e preocupação com as dúvidas deles e fortalece o relacionamento. 

E-book

O cliente deve ser sempre o centro do seu negócio. Por isso, sua clínica precisa preparar materiais pensando nele e em suas necessidades. Uma dica é fazer uma comunicação personalizada e com certa frequência. Por exemplo, preparar alguns e-books com todas as informações sobre os cuidados que se deve ter após alguns protocolos realizados na clínica e explicando os benefícios de cada equipamento de estética. Assim, depois que o paciente faz um procedimento, ele continuará tendo acesso a diferentes conteúdos.

Cartilhas de orientação

Mostre a sua preocupação com a saúde e o bem-estar do seu cliente. Para isso, além das mensagens por WhatsApp e email, também envie cartilhas com sugestões e cuidados que ele deve realizar no pós-tratamento para potencializar os resultados e auxiliá-lo. 

Comunicação amigável

Não adianta seguir todas as dicas de relacionamento com o cliente e ter os melhores equipamentos de estética na sua clínica, se a sua comunicação com ele não for cordial e amigável. Evitar termos muito técnicos e manter a simpatia e a calma durante a conversa fará com que o paciente se sinta tranquilo para fazer perguntas, caso ele não compreenda algo. Essa regra vale tanto para o online quanto offline. 

 

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